História do Samu

              O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), então criado em 19/12/2004 completou 15 anos de história.

              Seus últimos 4 anos foram intensos, com muitos obstáculos, avanços e conquistas.

             Regionalizado em 26 de agosto de 2016, passando a abranger todo o território da 15ª Regional de Saúde com 30 municípios, o então SAMU Maringá com 4 Unidades de Suporte Básico e 1 Unidade de Suporte Avançado passa a ser denominado pela SESA como SAMU Norte Novo, agora com 10 Unidades de Suporte Básico, 4 Unidades de Suporte Avançado e 1 Unidade Aérea de Asa Rotativa. Seus números de atendimento subiram na proporção que o serviço passou a ser reconhecido pela população e seus gestores.

            De janeiro a agosto de 2016 foram 2.379 atendimentos, com uma média de 290 atendimentos/mês, considerando que as cidades atendidas eram Maringá e Sarandi.

           Já entre agosto e dezembro do mesmo ano  foram 19.784 atendimentos, com uma média de 4.950 atendimentos/mês, agora já considerando os 30 municípios regionalizados.

             Ainda em 26/11/2016 inaugura a Base Aeromédica do SAMU Norte Novo, iniciando seus trabalhos além das fronteiras da nossa regional, com um atendimento ágil e seguro nas regiões mais remotas, oferecendo qualidade na assistência e com reais índices de sobrevida nos casos mais graves.

             Hoje são mais de 2.000 atendimentos realizados pela equipe.

            Em 2017 os números do SAMU Norte Novo chegam a 62.108, em 2018 são 62.837, com uma média de 5.000 atendimentos/mês.

            Em 2019 percebemos uma elevação nestes números para 7.752, com média de 6.300 atendimentos/mês, o que garante mais vidas se beneficiando deste serviço.

            Para 2020 temos de 01/01/2020 a 31/05/2020 um total de 31.023 atendimentos realizados, com a média se mantendo na proporção do ano anterior, mesmo em vigência da pandemia do COVID-19.

            Importante ressaltar que além dos atendimentos pré-hospitalares e remoções inter- hospitalares o SAMU Norte Novo se destaca pelo elevado crescimento interno de avanços tecnológicos e recursos humanos, sejam com treinamentos, parcerias público privado e incremento de tecnologia de ponta em suas unidades.

            Destacamos o fundamental trabalho realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), gerindo toda a formação de nossa equipe com introdução de novos protocolos e treinamentos aos profissionais que compõe a Rede de Urgência e Emergência da nossa regional. Projeto SAMUZINHO, que já levou conhecimento e instrução para mais de 1.000 crianças de 7 a 9 anos, alunos da rede privada e municipal de todas as microrregiões.

           Esse é o nosso objetivo. Levar atendimento em saúde de qualidade onde for necessário!